COMO MOTIVAR SEU FILHO, A ESTUDAR?


O aprendizado de uma criança envolve muitos fatores, mas o mais importante é que as crianças aprendem mais quando adquirem um prazer pelos estudos, e os pais tem um papel determinante neste processo de ensino aprendizagem.

Para que o aprendizado ocorra de forma bem sucedida, está muito além, de tirar boas notas é necessário que tenha diálogo entre você e seu filho, pois é uma porta aberta, para que ele se expresse e fale sobre suas dificuldades, e consequentemente você poderá motiva-lo e auxiliá-lo, nesse aprendizado.

É necessário uma parceria entre a família e a escola, para que seu filho entenda que você está envolvido nesse processo, e que ele não está sozinho.O apoio emocional da família para o desenvolvimento de seu aprendizado e de sua auto confiança, o motiva a se sair bem na vida escolar.

A pedagoga Maria Angela Barbato, professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), afirma que as razões para as crianças não se entusiasmarem muito para acordar e ir à escola, todos os dias, podem ser variadas. "A criança pode não ter entendido a matéria; passa muito tempo só fazendo a atividade sem ter horário para brincar; a maneira como a lição foi passada é desinteressante", enumera. A solução, seja qual for o caso, é orientar e estimular o filho, e nunca fazer a tarefa por ele.

Dicas , para auxilia-lo nesse processo:

Esteja disposto e aberto ,a ajuda-lo , consequentemente se sentirá mais seguro, e você acompanha de perto onde são as suas potencialidades e suas dificuldades facilitando assim o seu aprendizado.

Estabeleça uma rotina, é de suma importância que ele tenha horários estabelecidos, para suas atividades diárias e nos estudos.

Reconheça e valorize ,seu esforço, parabenize pelas conquistas, mesmo que sejam pequenas. Isso irá motiva – ló a se empenhar mais, para alcançar os seus objetivos.

Fale sobre a importância de aprender; que o aprendizado o ajudara em todas as áreas de sua vida, principalmente no futuro.

Escolha um ambiente tranqüilo, sem barulho de televisão ou rádio, por exemplo. Assim, o seu filho fica mais concentrado.

Não fique o tempo todo ao lado da criança, para que desenvolva sua autonomia e que não se habitue a fazer a lição apenas na companhia dos pais.

Oriente seu filho sobre onde e como pode buscar informações sobre o assunto que tem de pesquisar. Mas deixe que ele se interesse e procure pelo tema sozinho.

Não estimule a memorização dos temas estudados. Peça sempre para explicar o que entendeu;

Se possível, leve os filhos a museus ou a outros espaços educativos, principalmente aos com opções interativas, onde possam aprender de forma diferente e divertida;

Faça com que a hora do estudo, seja alegre, divertida e leve, para que a criança não veja os estudos como algo ruim ou um fardo. Pequenas atitudes auxiliam seu filho, nesse processo de aprendizado. Então dedique-se, e verá o resultado.

  





Emanuelle Cristine Morais Sarmento Silva

Pedagoga



Referências:

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/mulher/15-dicas-para-fazer-seu-filho-gostar-de-estudar,19086ee9f9e27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html acesso dia 07 de junho 2021

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O AUTISMO E A ESCOLA

COMO ESTÁ A AUTONOMIA, DO SEU FILHO? O QUE VOCÊ TEM FEITO , PARA DESENVOLVER ESSA AUTONOMIA?

O AUTISTA NO ENSINO REGULAR