COMO ESTÁ A AUTONOMIA, DO SEU FILHO? O QUE VOCÊ TEM FEITO , PARA DESENVOLVER ESSA AUTONOMIA?







Algumas famílias costumam fazer tudo para os filhos desde bebês. Tudo, até mesmo encaixar um bloco de brinquedo que ele não está conseguindo. E elas nem percebem os prejuízos que essas atitudes podem causar. A Universidade de Montreal realizou um estudo com 78 mães e seus filhos. A pesquisa mostrou que, quando a família estimula a autonomia da criança, ocorre um impacto muito positivo na chamada função executiva, um dos pilares do desenvolvimento cognitivo. Como sabemos, essa função abrange a memória de trabalho, o raciocínio, a capacidade de resolução de problemas e a flexibilidade de tarefas, além da capacidade de planejamento e execução de diversas atividades. Portanto, quanto mais cedo todos os membros da família começarem a estimular a autonomia da criança, melhor será o desenvolvimento.

Benefícios da autonomia: Possibilita a pró-atividade, Estimula a capacidade de resolução de problemas, Incentiva a construção de um pensamento crítico, Aumenta a independência emocional, Constrói autoestima. Colabora no desenvolvimento do corpo e da mente.

O assunto é tão pertinente, não somente no âmbito escolar mas para a vida. Falar de autonomia é bem amplo e complexo, mas vamos falar um pouquinho, sobre  como estamos criando nossos filhos  quanto a sua autonomia.Para que o indivíduo seja um ser pensante, crítico e  autônomo em meio à sociedade é preciso que ele tem uns desenvolvimento, formação saudável desde os primeiros anos de vida, desde cedo começamos a desenvolver sua autonomia e independência.

Será que temos incentivado para que eles cresçam como indivíduos resolvidos e com  autonomia ou estamos os  deixando completamente dependentes, dificultando assim seu futuro.A relevância da autonomia está diretamente ligada ao tipo de adulto queremos para o futuro. Vivemos em uma sociedade, no qual  o adulto possuem dificuldades em se posicionar e tomar decisões sejam elas complexas ou simples.

Precisamos entender que a criança de hoje, é o adulto de amanhã, e se essa criança não se desenvolve consequentemente se tornar um adulto com potencial travado, já que não saberá tomar decisões, de assumir responsabilidade desde suas escolhas com autonomia, coerência, consciência e intencionalidade.

Como auxiliar o desenvolvimento da autonomia?Com ações simples você pode ajudá-lo nesse processo, como arrumar a própria cama, separar os materiais da escola, colocar sua própria refeição, após as refeições lavar o prato e copo utilizado, ter responsabilidade com animais de estimação como trocar água e colocar comida. São situações simples que fazem toda a diferença, nesse processo.

Quando o apoio e a ajuda é excessiva, privamos nossos filhos dessas pequenas responsabilidades, e nos tornamos “muletas”, parece que ajudamos , mas pelo contrário estamos prejudicando. Eles se tornam dependentes e incapazes de tomarem decisões por conta própria. E jamais desenvolveremos a sua autonomia.

 Se conduzimos e orientamos, de  forma correta se tornaram adultos seguros, autoconfiantes e que conseguem ter  tomadas de decisões, seja qual for a situação, os tornando autônomos e realizados. Pequenas ações de seu dia a dia, contribuem para um futuro, promissor e de sucesso para seu filho, não faça pela criança o que ela tem capacidade de fazer, então fique atento!





Emanuelle Cristine Morais Sarmento Silva

Pedagoga



 

 

Referências:

A importância da autonomia no crescimento da criança disponível em: https://garriga.com.br/a-importancia-da-autonomia-no-crescimento-da-crianca/#:~:text=A%20import%C3%A2ncia%20da%20autonomia%20no%20crescimento%20da%20crian%C3%A7a,-A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Infantil&text=O%20desenvolvimento%20da%20autonomia%20na,ajudar%20no%20processo%20de%20aprendizagem. Acesso em 06 de Junho de 2021.

Como desenvolver a autonomia dos alunos da sua escola disponível em, https://blog.wpensar.com.br/pedagogico/como-desenvolver-a-autonomia-dos-alunos-da-sua-escola/ acesso em 06 de Junho 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O AUTISMO E A ESCOLA

A EDUCAÇÃO COMO AGENTE, TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE

COMO MOTIVAR SEU FILHO, A ESTUDAR?